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Amelia - 2009

  • Diretor Mira Nair
  • Código: AD1459
  • Disponibilidade: Em estoque
R$5,00

Etiquetas: Amelia

Hilary Swank interpreta a aviadora, Amelia Earhart, símbolo da liberdade americana, que tem como parceiro George Putnam (Richard Gere), seu editor e amante, com quem mantém um relacionamento tempestuoso, movido pela ambição, admiração mútua e por um grande amor, cujo vínculo não consegue ser quebrado nem mesmo por um breve romance apaixonado entre Amelia e Gene Vidal (Ewan McGregor).

Ficha Técnica
Título no Brasil Amelia
Título Original Amelia
Ano de Lançamento 2009
Idioma Inglês, Português, Espanhol
Legenda Inglês, Português, Espanhol
Cores Colorido
Qualidade Com Menu (DVD-R)
Gênero Aventura
Duração 111 Min. Aprox.
Direção Mira Nair
Países de origem Estados Unidos, Canadá
Elenco Christopher Eccleston, Ewan McGregor, Hilary Swank, Joe Anderson, Mia Wasikowska, Richard Gere
Crítica
Nota Pioneiros ou pessoas que a vida parece extrapolar o ordinário são um filão bastante explorado e de público fiel, tanto no cinema quanto no mercado editorial. Nos últimos dez anos, a produção de filmes e livros sobre mulheres têm alcançado cada vez mais espaço. Isso não significa que elas não eram interessantes anteriormente, mas o sucesso de público e atrizes competentes têm feito as obras se multiplicarem. Não é preciso muito esforço para se lembrar de alguns exemplos: Coco Chanel, a estilista e ícone fashion ganhou, em 2009, dois longas sobre sua vida - Coco Antes de Chanel e Coco Chanel & Igor Stravinsky, que estreia em breve no país. Em Piaf – Um Hino Ao Amor, a interpretação magnífica de Marion Cottilard, para uma das maiores vozes da França, rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2009. E mais: no passado, Salma Hayek produziu e protagonizou Frida, sobre a pintora mexicana. E não é só nas cinebiografias que as mulheres “fortes” estão em alta: Sandra Bullock arrasou nas premiações como Leigh Anne em Um Sonho Possível, baseado em fatos reais, e de quebra levou a estatueta dourada este ano. Estas mulheres e Amelia têm muito em comum: quebraram paradigmas, desafiaram convenções, sonharam alto e ousaram arriscar tudo para concretizá-los. E, como não poderia deixar de ser, pagaram o preço. Para contar a história de Amelia Earhart, Mira Nair (Nome de Família) opta por uma narrativa clássica. Começa do episódio mais marcante da pioneira da aviação: sua tentativa de ser a primeira mulher a dar à volta ao mundo em 1937. Da partida de seu maior desafio alterna-se passado e presente, recheados de flashbacks, narrações em off e em tom reflexivo da própria Amelia, que nos conta sobre suas aventuras. A menina tímida e sonhadora se mostra determinada a quebrar barreiras e, a cada novo desafio superado, ganha confiança e ousadia. Na iminência de conquistar seu primeiro recorde conhece George Putnam (Richard Gere), interessado em conseguir um contrato para que ela escreva um livro sobre o evento. Este editor se tornará seu grande companheiro. A parceria deles, na vida e no amor, será o porto seguro de Amelia, que se casa com a condição de manter seu espírito livre e, mesmo depois de um caso, volta para o marido. Ela não quer só conquistar os céus, ela é livre. Se o filme a homenageia pelas conquistas e bravura, também revela sua faceta íntima sem julgá-la perante os valores da época. Amelia expõe as convicções da mulher sem alardeá-las. Do tipo: “Nossa! Como ela é ousada...”. Esse traço da personalidade da aviadora aparece naturalmente. A excelente Hillary Swank (Escritores da Liberdade) nos envolve em sua interpretação e toma para si o jeitinho um pouco desengonçado, o sotaque difícil e até as sardas. Mas, apesar de seu trabalho de caracterização e o figurino serem minuciosos, fica patente que a beleza da atriz está disfarçada. E, então, voltamos para a mesma cena do início de Amelia. A sensação é a de que agora que já a conhecemos, podemos no presente acompanhar o desenlace da história. O ritmo muda e a tensão cresce. Na virada para o final, somos co-pilotos e estamos dentro da cabine para presenciar ou imaginar como foi que a aventura terminou.

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