Confira as Novidades do Nosso Site VER OS FILMES

(21) 99107-7973

0

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias - 2007

R$5,00

Etiquetas: 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean, Ion Sapdaru

Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil, nos últimos dias do comunismo, no ano de 1987. Elas estudam em uma universidade de uma pequena cidade na Romênia. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país, mas Otilia irá ajudar a amiga, alugando um quarto num hotel barato e chamando um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) para resolver o problema. Porém, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que imaginava, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

Ficha Técnica
Título no Brasil 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
Título Original 4 luni, 3 saptamâni si 2 zile
Ano de Lançamento 2007
Idioma Francês
Legenda Português
Cores Colorido
Qualidade Sem Menu (DVD-Rip)
Gênero Drama
Duração 113 Min. Aprox.
Direção Cristian Mungiu
Países de origem Romênia, Bélgica
Elenco Alexandru Potocean, Anamaria Marinca, Cerasela Iosifescu, Doru Ana, Ion Sapdaru, Laura Vasiliu, Tania Popa, Teodor Corban, Vlad Ivanov
Crítica
Nota Quem acompanha o noticiário cinematográfico provavelmente já sabe do que se trata o filme 4 Meses, 3 Semanas, 2 Dias. Afinal, ele foi o grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2007. É uma pena. O ideal mesmo seria entrar no cinema, relaxar no escuro e assistir ao longa sem saber do que ele se trata. O impacto poderia ser ainda maior. Mas, de qualquer maneira, vamos lá. Quem sabe a informação passou despercebida pelo leitor. A primeira cena mostra dois peixes num pequeno aquário. A água é pouca, a situação é sufocante e claustrofóbica. Serve de indício ao que está para acontecer com as estudantes e colegas de quarto Otilia (Anamaria Marinca, ecelente) e Gabita (Laura Vasiliu), que também estão prestes a viver momentos de desespero. O cenário é a antiga Romênia comunista, refém de crises de desabastecimento e compras escusas no mercado negro. Otilia parece fazer de tudo para tentar descontrair a tensa Gabita, que por sua vez passa a impressão de se esconder sob suas próprias inseguranças e se aproveitar da boa vontade da amiga. Otilia quase briga com o namorado por causa de Gabita, procura com insistência alugar um quarto de hotel para ambas e sai em busca de um homem rude e misterioso, tudo em favor da amiga. Para quê? O roteiro demorará mais ou menos meia hora para revelar. Daí para frente, a tensão só aumenta. O diretor romeno Cristian Mungiu opta por longos planos silenciosos e enquadramentos fixos de tempos estendidos com grande poder de gerar aflição e inquietação crescentes na platéia. É cru e cruel ao extremo ao jogar com a platéia cenas nas quais o horror é apenas sugerido, com momentos de explicitação pura. Segue a escola de Michael Haneke, de Cachê, e dos irmãos Dardenne, de A Criança. Cai no gosto da crítica subvertendo o ritmo alucinógeno do "cinemão" comercial. Não se propõe a ser fácil, nem a agradar ninguém, conseguindo assim um cinema visceral de pouquíssimas concessões. Mungiu tira o ar da platéia, que se sente como os peixinhos do início do filme.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom